1 de setembro de 2015

3 séries sobre psicologia que você precisa assistir!

Já faz algum tempo que o cinema descobriu o quão é fantástico abordar temas psicológicos ou que focam bastante no desenvolvimento psicológico de seus personagens. Filmes como Psicose, Melhor Impossível, Cisne Negro e Divertida Mente fazem o espectador entrar em um universo vasto que é a psique humana.


E como esses filmes mexem! E como, muitas vezes, torcemos para que o filme não acabem e possamos viver por mais tempo o gostinho mágico de conhecer as nuances da mente humana!

Foi pensando nisso que a Clínica Arcádia Psicologia montou uma lista de três séries com teor psicológico que vão te prender por horas e horas na poltrona e em discussões sobre questões psicológicas.

Boas séries!!!!

PS: retornaremos com mais boas dicas de filmes, séries e peças de teatro com teor psicológico.

3 - Criminal Mind


A série é produzida pela Mark Gordon Company, em associação com os estúdios CBS e ABC. Ela fala sobre a UAC (Unidade de Análise Comportamental). Uma unidade de elite do FBI que analisa o perfil psicológico do criminosos, tentando antecipar seus movimentos. Aqui fala-se bastante sobre Modus Operandi e Vitimologia, além de várias outros aspectos que ajudam a montar o perfil psicológico dos criminosos para evitar novos crimes.
2 - Psi



Uma série brasileira feita pela HBO, Psi é baseada nos livros de Contardo Calligaris. A primeira temporada tem 13 episódios de uma hora. Em cada um deles, o protagonista, o psicanalista Carlo Antonini trata de casos desafiadores de transtornos psicológicos. Carlo atende na cidade de São Paulo e gosta de investigar crimes e casos complexos da capital paulista.

Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=0iaWw4-tX_8


1 - In Treatment


Esta é uma das séries mais fantásticas sobre psicologia. Inspirada em um seriado israelense, In Treatment é cria da HBO. A série mostra o tratamento de quatro pacientes do psicólogo Paul West. In Treatmet foi exibida pela HBO de segunda à sexta, cada dia da semana era a sessão de um paciente específico e às sextas-feiras o dia da supervisão do psicólogo.

Entre vários aspectos fantásticos dessa série, é possível citar três:
- Sutileza. Quase todo o seriado acontece em apenas dois cenários, os consultórios de Paul e de Gina (supervisora de Paul) e, acreditem, isso não o faz monótono. Os efeitos sonoros e visuais são mínimos (nada de trilhas dramáticas), o que dá, mais ainda, a impressão de que você está dentro de uma sessão de psicoterapia;
- Desenvolvimento dos personagens. Tanto pacientes quanto psicólogos estão em constante transformação. Aqui é possível ver como os conflitos de ambos influenciam no processo de psicoterapia. Psicólogo também sofre, e esse sofrimento é um obstáculo a mais, que faz com que o profissional esteja sempre atentos aos próprios sentimentos.
- Condução da Psicoterapia. As pontuações de Paul e Gina são um espetáculo à parte. Certamente os produtores, diretores e roteiristas da série tiveram um bom grupo de profissionais como apoio, pois as intervenções que eles fazem são dignas de psicoterapeutas experientes. Ver a série enquanto leigo é uma ótima forma de conhecer o trabalho do psicólogo. Ver enquanto profissional de psicologia é ter a oportunidade de ver a magia de um trabalho que é, ao mesmo tempo, fantástico e pouco exibível: o de psicólogo clínico.

Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=GQtoYTZnycM

BÔNUS

Web Therapy

E para finalizar, uma série sobre psicologia, mas com uma pegada de humor.


Trata-se de uma série online protagonizada por Lisa Kudrow, no papel da terapeuta Fiona Wallace. Ela põe em prática seu novo método de terapia, que consiste em sessões de três minutos, pois acha que as tradicionais sessões de 50 minutos dá margem para que os pacientes falem sobre assuntos irrelevantes. Suas sessões são feitas pela internet, através de webcam.

Suas pontuações são repletas de julgamentos pessoais. Fiona não é uma boa ouvinte, e na maioria da vezes, fala mais sobre si mesma que sobre seus pacientes.

Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=ze6Nyx0WofA


Compartilhe:

1 Comentários:

HeyAmy disse...

Para ser honesto, eu realmente gostei Psi 2 acho que foi uma excelente proposta pela HBO espero continuar fazendo e comprometido com este escreva série, como muitos nós gostamos.