17 de julho de 2016

O que é Psicoterapia?


É a intervenção clínica em psicologia, necessária quando algo interfere no desenvolvimento satisfatório do indivíduo, causando-lhe conflitos psicológicos. Pode também ser realizada quando a pessoa deseja entrar em um processo de autoconhecimento e crescimento pessoal. A Psicoterapia pode servir como um instrumento para superação desses conflitos e potencialização do desenvolvimento do indivíduo.

     Psicoterapia Individual
Terapeuta e cliente buscam juntos aprender sobre como este interage com seu mundo, a partir do relato de suas experiências de vida e do que é observado no consultório. Tem como vantagem a maior facilidade de exposição por parte do cliente, o que gera uma grande intimidade.
    
     Psicoterapia de Casal
O relacionamento entre casais tende a desenvolver padrões rígidos, os quais muitas vezes gera conflitos. Aqui a psicoterapia visa facilitar com que o casal amplie sua consciência sobre essas estruturas, facilitando com que as dificuldades da vida a dois possam ser superadas.      

     Psicoterapia de Grupo
Nesta modalidade de atendimento, o indivíduo interage com outras pessoas, permitindo que ele experimente situações onde pode se dar conta de sua maneira de conviver com o outro, superando de forma efetiva os conflitos relacionais.
    
     Psicopedagogia
Tem o objetivo de auxiliar o sujeito a superar suas dificuldades de aprendizagem, melhorando sua autoestima. Ajuda na percepção das potencialidades do indivíduo, recuperando desta forma, seus processos internos de aprender seu mundo e conteúdos acadêmicos.

     Avaliação Psicológica
Procedimento que avalia os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo, através de instrumento previamente validados, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função.

     Orientação Profissional
Processo de autoconhecimento e conhecimento das profissões e seus mercados, com o objetivo de auxiliar o indivíduo na escolha de uma profissão que responda seus anseios. Durante o processo de Orientação Profissional o paciente tem a oportunidade de ver suas potencialidades e conhecer áreas profissionais adequadas a estas. Também é possível conhecer as questões que estão influenciando sua escolha profissional.

     Atendimento Domiciliar
Modalidade de atendimento que atendera principalmente ao paciente que está impossibilitado de ir até a clínica. Utilizado nos seguintes casos:
- Pessoas que passam por cuidados médicos e necessitam de repouso;
- Pessoas que sentem dificuldade de se locomover até o consultório, tais como: Idosos, Deficientes Físicos, Obesos Mórbidos, dentre outros;
- Situações Graves Relacionadas à Depressão, Síndrome do Pânico. E outros Transtornos Psicológicos.    
     

Compartilhe:

0 Comentários: