19 de outubro de 2016

Flexibilidade Emocional: Atitudes coerentes para uma vida saudável




Em primeiro lugar, o que significa ser flexível? Acredite ou não, essa pergunta aparentemente simples é realmente muito difícil de responder. Algumas pessoas são flexíveis quando se trata de mudar planos para as questões do dia a dia como ir a uma festa, com que roupa devo ir, mas caso não possa ir com esta determinada roupa, vou com outra roupa, ou seja, escolhas próprias e decisões suas. Outros têm grande flexibilidade física que lhes permite realizar incríveis proezas atléticas. Sabem perfeitamente utilizar o seu corpo para torna-lo mais flexível e assim por diante. Mas no que diz respeito à alternância de formas de lidar com as suas emoções em diferentes situações? Você é rígido ou flexível em termos emocionais? Você consegue regular as suas emoções até ao ponto de tomar decisões que possam ser aceitáveis e vantajosas para a sua vida?


Um tipo particular de flexibilidade que é de grande interesse para o equilíbrio emocional é a flexibilidade emocional. Em poucas palavras, esta flexibilidade tem a sua base na capacidade das pessoas usarem diferentes estratégias de regulação da emoção, à medida que as circunstâncias vão surgindo. A flexibilidade emocional não deve ser vista como uma mudança de opinião, de valor ou de significado das coisas, mas sim como as possibilidades possam dar sentido de vida em sua mente.

É importante ressaltar que há cada vez mais evidências sugerindo que a flexibilidade com que vamos implementando estratégias de regulação emocional pode ser a chave para a nossa saúde mental. As pessoas que frequentemente usam a aceitação e a reavaliação de seus pensamentos tendem em diferentes situações das suas vidas apresentarem menos problemas emocionais e transtornos psicológicos, comparativamente às pessoas que não são flexíveis na forma como gerem as suas emoções. Em suma, a flexibilidade emocional é um promotor de saúde mental. Quando não estiver conseguindo lhe dar com as flexibilidades emocionais procure um psicólogo clinico para juntos criarem estratégias de convivências das flexibilidades em sua vida.

Psicólogo e biólogo: José Amaury de Castro Sousa Junior
CRP:11/10231
Compartilhe:

1 Comentários:

Site de Psicologia disse...

Adorei o artigo, estarei acompanhando esse site de psicologia